Descobre quem vai estar lá
A maior parte das feiras de emprego publica a lista de expositores com antecedência. Se souberes quais são as empresas e organizações que irão estar presentes, poderás decidir com quem gostarias de falar e elaborar um plano de ação. Este plano é particularmente importante se se tratar de um grande evento, uma vez que é pouco provável que tenhas tempo para falar com toda a gente. A classificação dos participantes por ordem de prioridade pode ser uma boa forma de separar aqueles que definitivamente queres conhecer dos que conhecerás se sobrar tempo.
Veste-te a rigor
Aquilo que vestes pode não parecer muito importante, mas faz parte integrante do modo como te apresentas, e as primeiras impressões são fundamentais. Afinal de contas, os recrutadores vão provavelmente conhecer centenas de outros jovens ao longo do dia, e ninguém quer ser lembrado pelos motivos errados! Pensa no que vestirias se fosses a uma entrevista de emprego; não há que enganar!
Faz cópias do teu currículo
É provável que tenhas apenas cerca de dez minutos para falar com cada potencial empregador, pelo que é boa ideia teres um documento para lhes deixar. Os cartões de visita são uma excelente ideia, mas um currículo contém muito mais informações sobre as tuas competências e experiência, bem como sobre aquilo que podes dar a uma empresa. Certifica-te de que tens cópias suficientes para distribuir e que o teu currículo tem uma extensão adequada – nenhum potencial empregador vai querer ler dez páginas para saber quem és e o que sabes fazer!
Pensa no que as empresas e organizações procuram
Os recrutadores procuram novos profissionais talentosos que tragam algum tipo de valor acrescentado à sua empresa. Embora as competências e a experiência descritas no teu currículo sejam importantes, aquilo que transmites enquanto ser humano também tem impacto. Sorrir, estabelecer contacto visual, demonstrar um interesse claro na empresa (e conhecimento sobre a mesma) e transmitir confiança ajudarão a maximizar a tua atratividade como potencial trabalhador.
Pensa no que tu queres
Qual o verdadeiro motivo para visitares a feira de emprego? Tens em vista algum trabalho específico ou uma empresa para a qual desejes trabalhar? Vais à procura de possíveis oportunidades inesperadas? Ou tens a sensação de que vais à feira de emprego apenas por obrigação? Ser honesto quanto à tua motivação irá ajudar-te a gerir o teu tempo na feira e talvez também, caso te identifiques com a última razão, inspirar-te a adotar uma abordagem mais eficaz.
Onde posso obter mais informações?
As Jornadas Europeias do Emprego são um excelente ponto de partida. Estas feiras de recrutamento em linha e no local reúnem candidatos a emprego e empresas em diferentes localidades europeias, em média duas vezes por mês. A inscrição nos eventos é fácil e pode ser efetuada através do sítio das Jornadas Europeias do Emprego.
Além da Europa, a Global Careers Fair organiza todos os anos uma série de feiras internacionais de carreiras. Estes eventos são realizados em linha, o que os torna acessíveis aos jovens de todo o mundo.
As feiras de emprego são indissociáveis do trabalho em rede. Não te esqueças de consultar o nosso guia sobre a criação de redes profissionais para dicas fantásticas sobre como criar redes como um profissional!
Ligações úteis:
Feiras internacionais de carreiras
Guia sobre a criação de redes profissionais
Informações adicionais:
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços da EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
A EURES no Google+
Informação detalhada
- Data de publicação
- 21 de junho de 2017
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / Empreendedorismo
- Dias de Trabalho/Eventos
- Tendências de recrutamento
- Juventude
- Seções relacionadas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles