Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia1 de novembro de 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

Como criar redes de contactos sendo uma pessoa tímida

Se é introvertido(a), poderá parecer-lhe mais fácil estabelecer contactos por via digital, mas se puder enfrentar o «mundo real», ganhará confiança e destacar-se-á da multidão virtual.

How to network if you’re shy
Shutterstock

Para algumas pessoas, a ideia de estabelecer redes de contactos, ou seja, novos contactos profissionais num contexto social, é assustadora. Se tiver uma personalidade tímida, ir a um evento e falar com pessoas que não conhece, na esperança de que venham a tornar-se um contacto útil, é uma grande preocupação. Reunimos algumas sugestões que poderão ajudar.

Criação de redes de contactos informais

Se não está confiante quanto à criação de redes de contactos formais, comece pelas pessoas que já conhece. Se procura emprego ou quer expandir a sua rede, divulgue a sua situação a amigos e familiares. Pergunte-lhes se conhecem alguém que trabalhe na sua área e dê-lhes cartões de visita que possam ser transmitidos aos amigos de amigos.

Ao procurar novas pessoas em eventos sociais, mencione que está à procura de emprego. Nunca se sabe quem eles podem conhecer, quem vem à festa de aniversário do seu amigo ou que conhecimentos os seus colegas de futebol podem ter.

Criação de redes de contactos formais: preparação

Se está interessado em participar num evento de redes de contactos formais, será útil alguma preparação.

Em primeiro lugar, o que pretende alcançar? Pretende saber mais sobre uma empresa ou uma tarefa específica, ou apenas falar com novas pessoas? Não esquecer o seu objetivo ajudá-lo-á a manter as questões em perspetiva nesse dia.

Leve consigo cartões de visita e pratique o seus «chavões», algumas frases simples que servem para se apresentar e descrever o que faz (ou o que procura).

Chegar mais cedo pode ajudar, se chegar antes das multidões, terá tempo para relaxar e familiarizar-se com o meio envolvente.

Como iniciar uma conversa?

Poderá sentir-se tentado a esperar que as pessoas venham ter consigo. Mas esta é raramente uma boa tática para estabelecer contactos! Terá de ser você a iniciar a conversa.

Antes de se aproximar de alguém, lembre-se de sorrir. As pessoas tendem a refletir as expressões faciais, pelo que, se franzir o sobrolho ou parecer preocupado, os outros farão o mesmo. É mais provável que queiram falar consigo se mostrar um ar agradável.

Procure pessoas que estejam sozinhas, ou em pequenos grupos, para estabelecer o primeiro contacto. Se todos os participantes já estiverem a conversar, não tente interromper círculos densos e fechados, procure pessoas que estejam a olhar em volta à medida que conversam.

Quando estiver a conversar, não comece logo com um discurso. Uma observação sobre a situação comum funciona bem: «como soube deste evento?», «gostou da apresentação?» ou até, «esta comida está deliciosa!»

Está agora a conversar

A maioria das pessoas gosta de falar sobre si própria mas, tratando-se de uma pessoa tímida ou introvertida, será provavelmente um bom ouvinte. Por isso, use isso como vantagem a seu favor: faça perguntas!

Para além das perguntas de trabalho óbvias, faça perguntas sobre interesses mais vastos; poderá ser surpreendido por passatempos ou atividades interessantes que tenham em comum. Se começarem a falar de coisas pelas quais revelam paixão, sobretudo se se lembrar de pormenores e se basear as suas perguntas neles, é mais provável que se venham a lembrar de si de forma positiva.

Em algum momento, chegará a vez de lhe serem colocadas perguntas sobre si. Chegou o momento de utilizar os seus «chavões» e, se possível, relacioná-los com coisas que os outros lhe contaram.

Quando estiver a falar, poderá sentir-se tentado a não avançar. Mas está aqui para estabelecer contactos, por isso pergunte: «conhece mais alguém aqui?» e veja se lhe poderão apresentar a outra pessoa.

Quando a conversa terminar, não desapareça de repente! Sorria e diga-lhes que achou a conversa interessante. Caso queira voltar a entrar em contacto no futuro, ou se houve algo que gostasse de acompanhar, ofereça o seu cartão de visita ou solicite o cartão dos outros.

Se alguém não estiver interessado em falar consigo, não leve a mal. Muitas pessoas vão aos eventos de redes de contacto com um objetivo em mente; você poderá simplesmente não preencher os critérios deles nesse dia.

Seguimento

Depois de um evento, é delicado agradecer ao anfitrião e a quem enviou o convite através de uma breve nota ou correio eletrónico.

Se conversou com alguém sobre coisas que leu ou fez que tenha mostrado curiosidade em saber mais, contacte essa pessoa e forneça as informações no prazo de alguns dias ou adicione-a à sua rede LinkedIn.

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Sugestões e Dicas
  • Tendências de recrutamento
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.