Escolher e organizar atempadamente os estudos
Se possível, antes de ir para a universidade ou faculdade escolhida, estude os pormenores do seu curso e os respetivos créditos. Se for estudar no âmbito de um intercâmbio, os processos administrativos podem ser diferentes dos do seu estabelecimento de ensino de origem, pelo que pode levar algum tempo a entender o seu funcionamento. Ter um plano atempado antes de chegar ao local dos estudos permite evitar qualquer stresse desnecessário nos primeiros dias já exigentes do seu programa de estudos no estrangeiro.
Faça perguntas
Uma excelente maneira de se preparar para os seus estudos no estrangeiro passa por conhecer as experiências das pessoas que frequentaram o mesmo programa. Isso permitir-lhe-á obter, por exemplo, preciosas informações sobre os cursos ou os módulos disponíveis, informações práticas sobre o alojamento ou sugestões de locais para visitar. Também poderá estabelecer contactos com outros colegas de estudo através de páginas e grupos de redes sociais para a partilha de informações.
Conheça os habitantes locais
Se pretender aperfeiçoar as suas competências linguísticas, a melhor maneira de aprender é falar com os falantes nativos. Por exemplo, pode conhecer novas pessoas aderindo a grupos ou comunidades com base nos seus interesses ou participando num intercâmbio linguístico num café. Ao conhecer os habitantes locais, poderá ter a sorte de partilhar a experiência de festividades culturais e eventos locais, por exemplo, e estabelecer relações duradouras no seu local de estudo.
Aprofunde experiências
Em vez de se manter fiel aos seus conhecimentos, tente mergulhar na cultura do país onde está a estudar. Experimente a gastronomia local e conheça a história e cultura locais. Isso enriquecerá a sua experiência de estudar no estrangeiro e poderá ajudar a aprender melhor a língua do país onde está a estudar. Desfrute ao máximo do seu tempo livre, visitando cidades próximas, pontos turísticos, locais históricos, paisagens naturais, museus e outros centros culturais, tais como teatros, salas de concertos e galerias de arte.
Experimente coisas novas
Se ainda não fala a língua do país onde está a estudar, poderá considerar inscrever-se num curso para principiantes. Em alternativa, opte por praticar um novo desporto ou passatempo durante a sua estadia no estrangeiro. Até poderá haver atividades que não teria oportunidade de experimentar no seu país. Porque não tentar uma delas?
Não se esqueça de estudar!
Embora queira aproveitar ao máximo a sua estadia no estrangeiro, terá de ter êxito nos seus estudos. Tire uma parte do dia para estudar e não se desleixe. Se estiver a estudar a língua, tire proveito do ambiente imersivo e procure todas as oportunidades para praticar. Porque não dedicar diariamente um pouco de tempo livre para aperfeiçoar uma competência específica?
Esperamos que estes conselhos lhe proporcionem uma experiência fantástica durante o seu programa de estudos no estrangeiro! Leia os nossos artigos sobre porque deve ousar trabalhar no estrangeiro e como viver no estrangeiro poderá aumentar a sua autoconsciência.
Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.
Ligações úteis:
Cinco razões para ousar trabalhar no estrangeiro
Viver no estrangeiro poderá aumentar a sua autoconsciência?
Informações adicionais:
Encontre um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 26 de julho de 2019
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e Dicas
- Juventude
- Seções relacionadas
- Setor
- Accomodation and food service activities
- Activities of extraterritorial organisations and bodies
- Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
- Administrative and support service activities
- Agriculture, forestry and fishing
- Arts, entertainment and recreation
- Construction
- Education
- Electricity, gas, steam and air conditioning supply
- Financial and insurance activities
- Human health and social work activities
- Information and communication
- Manufacturing
- Mining and quarrying
- Other service activities
- Professional, scientific and technical activities
- Public administration and defence; compulsory social security
- Real estate activities
- Transportation and storage
- Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
- Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles