Qualquer empregador vai querer saber por que razão se está a candidatar à vaga. O que complica as coisas é que a razão pela qual está diante do empregador é provavelmente a mesma que a maioria dos outros candidatos.
Existem três passos que podem ajudá-lo a lidar com a pergunta inevitável de uma forma que faça a sua resposta passar de mediana a excelente.
Pesquisa
Já lhe foi dito anteriormente, mas lembre-se que visitar o sítio Web da empresa não é suficiente. Tem de ir além dos factos básicos para causar uma boa impressão, repetir as linhas principais do material publicitário da empresa não será vantajoso para si. Deixe isso para os outros candidatos!
Procure eventuais artigos noticiosos sobre a empresa. Pesquise um pouco nos jornais e nas publicações comerciais que cobrem o setor no qual está interessado. Se houver hiperligações para cobertura da imprensa no sítio Web da empresa, leia-as atentamente. A empresa tem um canal Youtube? Dedique algum tempo a ver os filmes.
A empresa está envolvida no design, tecnologia ou algo que possa constar em imagens do Google? Passe-as a pente fino para encontrar sítios Web que estejam a falar sobre ou a analisar os produtos da empresa. O que está a ser dito? Existem opiniões sobre o serviço que a empresa oferece? Em caso afirmativo, talvez possam orientá-lo(a) relativamente à forma como se apresentar e às competências que pode oferecer à função.
Bons pontos para basear a sua resposta
Assim que tiver uma ideia clara daquilo que a empresa pretende e de que modo se pode enquadrar naquilo que oferecem, tente basear a sua resposta em alguns dos seguintes pontos – não se disperse demasiado, concentre-se num ou dois:
- O serviço ou produto que a empresa fornece e por que razão isso lhe interessa.
- Os recentes êxitos da empresa e os desafios que enfrenta.
- A formação e o progresso na carreira profissional que oferecem.
- A filosofia ou ética da empresa.
- A cultura da empresa – como é trabalhar para a empresa.
Tenha cuidado para não parecer mais interessado nas vantagens da função do que na própria empresa.
Acrescente a sua linha de pensamento
Para que a sua resposta passe de normal a marcante, vá ainda mais longe e acrescente a sua linha de pensamento. O simples facto de dizer que admira a empresa porque tenta arduamente encontrar novas formas de fazer as coisas, como pode ser visto com o lançamento de X, mostra que fez bem a sua pesquisa. Mas os outros também a terão feito.
Portanto, para realmente se destacar, explique de que modo as suas competências, interesses e experiência poderiam ser úteis para o facto que identificou.
Por exemplo, «O lançamento de (...) mostra de que modo a sua empresa pretende encontrar novas formas de fazer as coisas. Foi também esse o meu objetivo quando fiz (...) no meu último trabalho. Consegui (...) ao fazer o que fiz. Penso que a forma como lidei com desafio vai ao encontro dos vossos objetivos e métodos, sendo uma das razões pela qual quero trabalhar aqui.»
Tal como afirma um recente artigo doJornal The Guardian do Reino Unido, «É a reflexão sobre aquilo que pesquisou e a sua capacidade de fazer corresponder as necessidades e ideais da empresa às suas próprias competências e preferências que irá verdadeiramente impressionar.»
Hiperligações relacionadas:
Artigo no The GuardianPor que pretende trabalhar aqui? Como responder à pergunta decisiva
Encontrar um trabalho no Portal EURES
O que pode a EURES fazer por si?
Informações adicionais:
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
A EURES no Google+
Informação detalhada
- Data de publicação
- 2 de maio de 2017
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Sugestões e DicasJuventude
- Seções relacionadas
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles