Como está a adaptar-se após o confinamento?
Esta pergunta simples tem dois objetivos: funcionar como iniciador de conversa e ajudar o candidato a entrar no espírito da entrevista. A resposta pode também dar-lhe uma primeira indicação da resiliência e da adaptabilidade do candidato.
Já trabalhou à distância? Como se adaptou?
Num mundo pós-COVID-19, a capacidade de trabalhar em casa de forma eficaz e eficiente é uma competência preciosa. Embora se possa aprender a trabalhar à distância, o teletrabalho é difícil para algumas pessoas. Esta pergunta permite-lhe avaliar a aceitação do candidato à ideia de trabalhar em casa.
O que aprendeu durante a pandemia?
Esta questão tem também duas vertentes. Quando a pandemia atingiu a Europa em 2020, muitas pessoas utilizaram o tempo suplementar para adquirir novas competências através de aprendizagem informal ou de cursos certificados. A resposta a esta pergunta pode mostrar até que ponto o candidato é recetivo ao autoaperfeiçoamento e à aprendizagem ao longo da vida. Também pode abordar esta questão noutro sentido e fazer a pergunta de uma forma mais geral, por exemplo em termos de lições de vida.
Como lidou com o stress durante a COVID-19?
Esta pergunta dar-lhe-á uma melhor ideia sobre a resiliência e a adaptabilidade do candidato, bem como sobre a sua capacidade de lidar com situações de tensão. É de esperar que, devido à COVID-19, o mundo do trabalho se torne mais imprevisível, pelo que é importante que os trabalhadores consigam lidar bem com a mudança.
O que acha de trabalhar no escritório?
Para alguns candidatos, iniciar funções na sua empresa pode ser a primeira vez que têm de trabalhar num escritório desde a pandemia e é possível que alguns ainda hesitem em fazê-lo, o que é compreensível. É importante saber o que pensa o candidato sobre este tema, para que possa determinar se está em conformidade com a política da sua empresa.
O que acha de trabalhar à distância a médio/longo prazo?
Se há algo que aprendemos com a pandemia é que não podemos saber como as coisas irão mudar a médio/longo prazo. Dadas a fortes possibilidades de novas restrições e confinamentos, é importante saber o que o candidato pensa sobre trabalhar em casa num futuro previsível.
De que forma cria uma relação com os colegas quando trabalha em casa?
Se o candidato tiver indicado que possui experiência de trabalho à distância, pode perguntar-lhe como comunicava e mantinha a relação com os colegas durante esse período. Esta pergunta pode ajudar a determinar as capacidades de comunicação e de trabalho em equipa do candidato.
De que instrumentos e equipamentos precisa para trabalhar em casa?
Um bom empregador deve certificar-se de que os seus trabalhadores dispõem de todo o equipamento necessário para desempenharem as suas funções de forma eficiente e profissional em casa. Informe-se sobre o tipo de equipamento de que o candidato já dispõe para determinar se pode satisfazer as suas necessidades se o contratar.
A pandemia tem sido difícil para as empresas e os trabalhadores, em particular. A insegurança no emprego, a aplicação do regime de lay off e os problemas de saúde reduziram a motivação de milhares de trabalhadores na Europa. Preparámos algumas sugestões para empregadores para os ajudar a levantar o moral dos trabalhadores.
Ligações úteis:
Como motivar os trabalhadores no regresso ao trabalho após a COVID-19
Informações adicionais:
Encontrar conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 29 de setembro de 2021
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / EmpreendedorismoNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamento
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles