Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia31 de janeiro de 2022Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

8 dos melhores empregos vocacionais que dispensam um diploma de licenciatura

Está interessado numa carreira, mas não tem a certeza se querfrequentar a universidade? Muitos setores estão a começar a dar preferência às competências práticas, em detrimento da formação académica. Veja as nossas 8 melhores oportunidades de emprego que não obrigam a contrair um pesado empréstimo estudantil!

Top 8 vocational jobs that don’t require a bachelor’s degree
  1. Canalizador

Os empregos técnicos e comerciais, como o de canalizador, podem ser altamente rentáveis, com uma procura quase infinita por parte dos consumidores. Os canalizadores instalam e fazem a manutenção de uma série de equipamentos essenciais ao dia a dia, o que faz desta atividade uma forma segura de emprego. Pode implicar horas de trabalho imprevisíveis e trabalho aos fins de semana, mas proporciona flexibilidade em termos de localização e deslocações ao longo do dia de trabalho.

  1. Higienista dentário

Todos os dentistas precisam de um higienista! É provável que já tenha sido atendido mais vezes por um higienista do que por um dentista quando vai cuidar dos seus dentes. Os higienistas são especializados em cuidados orais preventivos — limpam os dentes, realizam raios X, detetam doenças e educam os doentes para a boa saúde oral. Tendo em conta o bom horário de trabalho e a procura estável de cuidados de saúde, este trabalho pode ser uma boa opção.

  1. Especialista em apoio informático

À medida que as TI se tornaram essenciais para a maioria das empresas em todo o mundo, a procura de especialistas informáticos aumentou. Apesar de utilizarmos diariamente a tecnologia no nosso trabalho, há muitas pessoas que não sabem o que fazer quando algo corre mal com o equipamento. Os especialistas técnicos prestam assistência em várias áreas, desde questões relacionadas com o hardware até ao suporte de redes. Se é paciente, bom a lidar com pessoas e se sente confortável no meio da tecnologia, esta pode ser uma ótima opção de carreira.

  1. Eletricista

Os eletricistas são outro emprego muito procurado. O trabalho envolve a cablagem, a inspeção e a manutenção de sistemas elétricos em residências e escritórios, e muitas vezes pode oferecer formação remunerada no local de trabalho. Os eletricistas seguem normas e regulamentos rigorosos para garantir a segurança de sistemas como a iluminação e a comunicação. Os programas de aprendizagem podem durar até cinco anos, mas proporcionam as competências necessárias para uma longa carreira.

  1. Designer gráfico

Tem uma veia criativa? Os designers gráficos são artistas que costumam trabalhar na criação de brochuras, revistas, embalagens e outros materiais de marketing. Normalmente, trabalham com programas como Adobe Photoshop e Adobe InDesign, pelo que também precisa de conhecimentos de software.

  1. Agente de polícia

Procura algo mais significativo? Os agentes de polícia prestam um contributo à comunidade ao investigar crimes, responder a situações de emergência e garantir que as pessoas respeitam a lei. Dependendo do país, podem patrulhar as ruas a pé, em automóvel ou até a cavalo. Se não gosta da ideia de ficar sentado a uma secretária o dia inteiro, este trabalho pode dar-lhe a variedade que procura.

  1. Técnico de engenharia civil

As empresas de engenharia e os organismos públicos necessitam de técnicos de engenharia civil para ajudar na conceção de projetos comerciais e residenciais. Esta atividade consiste em estimar custos, analisar esquemas, avaliar as condições dos vários locais e garantir que cada projeto cumpre as especificações de conceção e os códigos exigidos.

  1. Avaliador de imóveis

Este trabalho consiste em avaliar propriedades para estimar o seu valor. Os avaliadores de imóveis têm de manter uma perspetiva imparcial ao calcularem o valor dos edifícios e dos terrenos em que estão implantados. É uma profissão que requer atenção ao pormenor, uma vez que as estimativas fornecem informações importantes aos gestores e investidores imobiliários.

Por conseguinte, se não tem a certeza se a universidade é a melhor opção para si, pondere a possibilidade de explorar uma destas funções. Não se esqueça que os trabalhos, os salários e os requisitos académicos diferem de país para país. Para mais informações sobre iniciar uma nova carreira, consulte as nossas «4 dicas fundamentais para os candidatos a emprego sobre criar uma presença em linha sem mácula e profissional».

Visite a ESCO, uma taxonomia das qualificações, competências e profissões europeias, traduzida para as 27 línguas oficiais da UE. Descreve, identifica e classifica 2942 profissões e 13 485 competências relevantes para o mercado de trabalho da UE e para o ensino e formação.

 

Ligações úteis:

Adobe Photoshop

Adobe InDesign

4 dicas fundamentais para os candidatos a emprego sobre criar uma presença em linha sem mácula e profissional

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Sugestões e DicasJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Arts, entertainment and recreationConstructionElectricity, gas, steam and air conditioning supplyHuman health and social work activitiesInformation and communicationReal estate activitiesWater supply, sewerage, waste management and remediation activities

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.