É perfeitamente normal que o regresso ao escritório provoque ansiedade. Seja por receio pela nossa saúde ou pela de alguém da nossa família, por não querermos voltar a perder longos períodos de tempo nas deslocações diárias para o trabalho ou simplesmente por já nos termos habituado a trabalhar em casa, a ansiedade associada ao regresso ao escritório não deve ser subestimada. Cuidar da saúde mental é tão importante como cuidar da saúde física. Se está apreensivo sobre o regresso ao trabalho, temos algumas dicas que pode seguir para facilitar a transição.
Não reprima os seus sentimentos
Por vezes, quando nos sentimos ansiosos por causa do trabalho, ficamos envergonhados porque achamos que só nós é que nos sentimos assim. É importante não reprimir a ansiedade, mas aceitá-la e tentar perceber a sua origem, o que não significa concentrar-se nos sentimentos negativos. Enfrentar os nossos medos e compreendê-los é o primeiro passo para os superar.
Prepare-se para as novas condições de trabalho
As coisas podem estar a voltar ao normal, mas isso não significa que o seu ambiente de trabalho seja igual ao que era antes da pandemia. É possível que haja mudanças para proteger a saúde dos trabalhadores, tais como normas de distanciamento social o uso obrigatório de máscaras. Podem ser precisos alguns dias ou semanas para se acostumar a trabalhar neste novo ambiente, o que pode deixá-lo mais cansado do que habitualmente ao fim do dia.
Mantenha o equilíbrio entre a vida privada e a vida profissional
Trabalhar em casa pode ter as suas desvantagens, mas muitas pessoas referem que isso melhorou bastante o equilíbrio entre a vida privada e a vida profissional e o bem-estar. Não deixe que o regresso ao trabalho afete a sua rotina diária. Por exemplo, se costuma sair para uma caminhada à hora do almoço, mantenha essa rotina apesar do «novo» local de trabalho, e tente acabar o trabalho a horas sempre que possível.
Identifique os sinais de stress
O stress tem manifestações físicas no corpo, tais como ranger dos dentes, tensão nos ombros e nas costas e respiração superficial. Se se sentir stressado no trabalho, pare um instante para identificar estes sinais, respire fundo algumas vezes e descontraia e alongue essa parte do corpo.
Transpareça otimismo
Faça um esforço por ser uma fonte de otimismo para os seus colegas. Isto pode parecer difícil ao início, mas rapidamente perceberá que é tão benéfico para eles como para si. Esta abordagem vai ajudá-lo a concentrar-se nos aspetos positivos do regresso ao trabalho em vez de se deixar levar por pensamentos negativos.
Explore a opção de trabalho flexível
Saiba qual é a política da sua empresa sobre o trabalho flexível. Talvez seja possível combinar com o seu empregador uma abordagem híbrida em que trabalhe no escritório apenas alguns dias por semana, ou mesmo alterar o horário de trabalho para evitar o trânsito do princípio e do fim do dia.
Não tenha medo de pedir ajuda
Se sente que a ansiedade se está a tornar insuportável e precisa de ajuda, pergunte aos Recursos Humanos quais são os programas de saúde mental/bem-estar disponíveis. Não hesite em procurar também a ajuda do seu médico ou de outro profissional de saúde.
A pandemia de COVID-19 alterou as nossas vidas de muitas formas, em especial no trabalho. Os horários de trabalho, os instrumentos, os ambientes e as prioridades foram afetados pela crise sanitária. Leia este artigo para saber por que é que trabalhar em 2021 pode ser diferente.
Ligações úteis:
De que forma a pandemia poderá afetar o mundo do trabalho em 2021
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 1 de junho de 2021
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / EmpreendedorismoJuventude
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles