Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia6 de julho de 2023Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Estas competências sociais impulsionarão o seu desenvolvimento profissional

Cada vez mais empregadores estão a dar prioridade às competências sociais, que são essenciais para a progressão e o desenvolvimento da carreira. Para os jovens candidatos a emprego, o aperfeiçoamento destas competências valiosas pode abrir as portas a novas oportunidades e ajudá-los a destacarem-se.

 woman laughing amidst men in chairs

Competências de comunicação

Muitas vezes negligenciadas, as boas competências de comunicação são um dos pilares dos profissionais de sucesso. Quer esteja a falar com colegas, clientes ou parceiros de negócios, é essencial que consiga transmitir as suas ideias com clareza e ouvir atentamente o que a outra pessoa está a dizer.

Melhorar as suas competências de comunicação não acontece de um dia para o outro, mas pode começar por pensar sempre antes de falar e certificar-se de que o seu discurso é claro e conciso. Se não perceber algo, não tenha receio de fazer perguntas. Aproveite todas as oportunidades para praticar e não se esqueça de pedir opiniões.

Falar em público

Falar em público é outra competência subvalorizada. Relacionada com as competências de comunicação, falar em público tem o seu próprio conjunto de desafios, sobretudo para as pessoas tímidas ou que têm receio de ser o centro das atenções. No entanto, aperfeiçoar esta competência pode ter impacto no seu crescimento profissional, uma vez que todas as empresas precisam de um bom orador para fazer apresentações em eventos da empresa, reuniões com clientes, conferências, etc.

Para melhorar a sua capacidade de falar em público, comece por dar um pequeno passo – tome a iniciativa de fazer uma apresentação em frente à sua equipa ou departamento. Reserve algum tempo para praticar e procure sempre obter a opinião dos seus colegas para saber o que correu bem e o que pode ser melhorado. Tal como as competências de comunicação, este processo demora tempo a aperfeiçoar, mas os benefícios podem ser significativos.

Gestão do tempo

A gestão eficaz do tempo é crucial para os jovens profissionais que procuram maximizar a sua produtividade e cumprir os prazos. A priorização das tarefas, a definição de objetivos e a gestão de distrações são essenciais para o sucesso. Ao desenvolver excelentes capacidades de gestão do tempo, pode construir uma reputação de fiabilidade e eficiência, o que é sempre positivo num ambiente de trabalho.

Pode começar a melhorar as suas competências de gestão do tempo consultando este artigo da EURES sobre como cumprir os prazos.

Responsabilização

Por mais que tentemos, iremos inevitavelmente cometer erros no trabalho. A diferença entre um bom e um mau empregado é a forma como se lida com estes erros. Tenta atribuir a culpa a outra pessoa, procurando desculpas, ou assume total responsabilidade pelos seus atos? Se cometeu um erro, seja claro quanto ao papel que desempenhou e aceite as consequências. Esta é a melhor forma de aprender com esta experiência.

Resolução de problemas

Nos tempos dinâmicos que vivemos, as empresas valorizam os trabalhadores que conseguem resolver problemas complexos. Esta competência permite aos jovens profissionais analisar situações de forma objetiva, avaliar alternativas e tomar decisões informadas. Para melhorar as suas capacidades de resolução de problemas, procure oportunidades de realizar projetos desafiantes, participe em processos criativos por participação e tome nota da forma como os colegas mais experientes lidam com situações complexas.

Trabalho de equipa

As empresas são organismos complexos onde cada trabalhador desempenha um papel essencial. É importante que os funcionários trabalhem bem em conjunto para ultrapassar desafios mais complexos. O trabalho em equipa é vital para o sucesso de cada departamento. As competências de trabalho em equipa envolvem a escuta ativa, o respeito por perspetivas diversas e a comunicação e coordenação eficazes com os membros da equipa. Para melhorar estas competências, procure oportunidades de participar em projetos de grupo e de se voluntariar para tarefas de equipa.

Negociação

As competências de negociação são provavelmente as mais difíceis de desenvolver nesta lista, mas são, sem dúvida, as mais valiosas. As boas competências de negociação podem ser aplicadas em muitos contextos profissionais, tais como fechar negócios, resolver conflitos no trabalho ou mesmo negociar o seu salário.

Para melhorar as suas competências de negociação, pratique a escuta ativa para compreender a perspetiva da outra parte e procure obter resultados vantajosos para todos, centrando-se em benefícios mútuos e soluções criativas. Também pode consultar este artigo da EURES  para aprender a negociar um aumento salarial.

Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações relacionadas:

Depara-se com dificuldades no cumprimento de prazos? Saiba como nunca mais falhar outro prazo

Como pedir ao empregador um aumento salarial

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Sugestões e DicasTendências de recrutamentoJuventude
Seções relacionadas
Sugestões e DicasInformações sobre o mercado de trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.