O que é a Aliança Europeia para a Aprendizagem?
Lançada em 2013, a AEA reúne governos e empresas, prestadores de serviços de educação e formação, parceiros sociais, organismos e redes profissionais, organizações de jovens e sem fins lucrativos, câmaras do comércio, entre outros, para combater o desemprego jovem.
Os membros da AEA estão empenhados em atuar no sentido de melhorar a qualidade, a oferta e a imagem dos estágios.
Porque foi criada?
A crise económica de 2008 atingiu os jovens de forma particularmente severa, com um aumento em flecha do emprego jovem em toda a Europa. E, embora, nos últimos anos, as taxas de desemprego tenham começado a baixar na maior parte dos países, os níveis elevados de desemprego jovem continuam a ser motivo de preocupação.
Os estágios foram reconhecidos como uma forma particularmente eficaz de ajudar os jovens a encontrar emprego, já que a combinação da aprendizagem na escola e no local de trabalho lhes proporciona o conjunto de competências único de que os empregadores modernos necessitam.
Que resultados obteve a AEA até à data?
Em março de 2017, os resultados da Aliança incluíam os seguintes:
- Trinta e cinco países envolvidos;
- Mais de 200 compromissos assumidos por membros, centrados na qualidade, na oferta, na imagem e na mobilidade;
- Mais de 500 000 oportunidades de formação e de emprego para os jovens mobilizados;
- Os Estados-Membros da UE incluíram estágios nos seus programas da Garantia para a Juventude, que resultaram em 390 000 ofertas até 2016.
Porquê oferecer um estágio?
Os estágios são uma excelente forma de trazer jovens com novas ideias para a sua empresa e de lhes dar formação para que vão ao encontro das necessidades da sua empresa, preenchendo eventuais lacunas de competências. Existe, além disso, apoio financeiro disponível através de programas como a Garantia para a Juventude
Quais são as vantagens de aderir à AEA?
Tornar-se membro da Aliança aumenta a sua visibilidade e o acesso a uma rede europeia de estágios, onde pode partilhar boas práticas e aprender com as experiências dos outros. Irá receber informação sobre orientações, ferramentas práticas, relatórios e oportunidades de financiamento, bem como convites para as formações e eventos relevantes.
Como pode a minha organização juntar-se à Aliança?
A sua organização pode juntar-se à AEA assinando uma promessa, e enviando-a para empl-eafaec [dot] europa [dot] eu (empl-eafa[at]ec[dot]europa[dot]eu) Esta promessa pode dizer respeito a uma das seguintes áreas:
- Ampliar um programa ou iniciativa existente;
- Lançar uma nova parceria ou programa-piloto;
- Começar estágios num novo país;
- Promover a mobilidade;
- Trabalhar para a qualidade;
- Sensibilizar ou promover a atratividade, ou outras ações relevantes.
Terá, depois, de facultar informação sobre as suas atividades e os resultados da promessa, pelo menos uma vez por ano, através de um questionário em linha.
Onde pode a minha organização obter mais informações?
Visite ec.europa.eu/apprenticeships-alliance para mais informações sobre a Aliança e de como preencher um documento de promessa. Além disso, existe um grupo da AEA no LinkedIn ao qual se pode juntar, ou pode enviar uma mensagem de correio eletrónico para empl-eafaec [dot] europa [dot] eu (empl-eafa[at]ec[dot]europa[dot]eu) com eventuais questões que possa ter.
Ligações úteis:
Aliança Europeia para a Aprendizagem
Informações adicionais:
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
A EURES no Google+
Informação detalhada
- Data de publicação
- 1 de agosto de 2017
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Caixa de ferramentas da UE para mobilidadeNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeNotícias/relatórios/estatísticasJuventude
- Seções relacionadas
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles