Descobre quem vai estar lá
A maior parte das feiras de emprego publica a lista de expositores com antecedência. Se souberes quais são as empresas e organizações que irão estar presentes, poderás decidir com quem gostarias de falar e elaborar um plano de ação. Este plano é particularmente importante se se tratar de um grande evento, uma vez que é pouco provável que tenhas tempo para falar com toda a gente. A classificação dos participantes por ordem de prioridade pode ser uma boa forma de separar aqueles que definitivamente queres conhecer dos que conhecerás se sobrar tempo.
Veste-te a rigor
Aquilo que vestes pode não parecer muito importante, mas faz parte integrante do modo como te apresentas, e as primeiras impressões são fundamentais. Afinal de contas, os recrutadores vão provavelmente conhecer centenas de outros jovens ao longo do dia, e ninguém quer ser lembrado pelos motivos errados! Pensa no que vestirias se fosses a uma entrevista de emprego; não há que enganar!
Faz cópias do teu currículo
É provável que tenhas apenas cerca de dez minutos para falar com cada potencial empregador, pelo que é boa ideia teres um documento para lhes deixar. Os cartões de visita são uma excelente ideia, mas um currículo contém muito mais informações sobre as tuas competências e experiência, bem como sobre aquilo que podes dar a uma empresa. Certifica-te de que tens cópias suficientes para distribuir e que o teu currículo tem uma extensão adequada – nenhum potencial empregador vai querer ler dez páginas para saber quem és e o que sabes fazer!
Pensa no que as empresas e organizações procuram
Os recrutadores procuram novos profissionais talentosos que tragam algum tipo de valor acrescentado à sua empresa. Embora as competências e a experiência descritas no teu currículo sejam importantes, aquilo que transmites enquanto ser humano também tem impacto. Sorrir, estabelecer contacto visual, demonstrar um interesse claro na empresa (e conhecimento sobre a mesma) e transmitir confiança ajudarão a maximizar a tua atratividade como potencial trabalhador.
Pensa no que tu queres
Qual o verdadeiro motivo para visitares a feira de emprego? Tens em vista algum trabalho específico ou uma empresa para a qual desejes trabalhar? Vais à procura de possíveis oportunidades inesperadas? Ou tens a sensação de que vais à feira de emprego apenas por obrigação? Ser honesto quanto à tua motivação irá ajudar-te a gerir o teu tempo na feira e talvez também, caso te identifiques com a última razão, inspirar-te a adotar uma abordagem mais eficaz.
Onde posso obter mais informações?
As Jornadas Europeias do Emprego são um excelente ponto de partida. Estas feiras de recrutamento em linha e no local reúnem candidatos a emprego e empresas em diferentes localidades europeias, em média duas vezes por mês. A inscrição nos eventos é fácil e pode ser efetuada através do sítio das Jornadas Europeias do Emprego.
Além da Europa, a Global Careers Fair organiza todos os anos uma série de feiras internacionais de carreiras. Estes eventos são realizados em linha, o que os torna acessíveis aos jovens de todo o mundo.
As feiras de emprego são indissociáveis do trabalho em rede. Não te esqueças de consultar o nosso guia sobre a criação de redes profissionais para dicas fantásticas sobre como criar redes como um profissional!
Ligações úteis:
Feiras internacionais de carreiras
Guia sobre a criação de redes profissionais
Informações adicionais:
Encontrar um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços da EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
A EURES no Google+
Informação detalhada
- Data de publicação
- 21 de junho de 2017
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / EmpreendedorismoDias de Trabalho/EventosTendências de recrutamentoJuventude
- Seções relacionadas
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles