
Seja respeitoso
Dê sempre o feedback negativo em privado e mantenha-se calmo e empático. Escute de forma ativa o ponto de vista dos seus colaboradores e reflita genuinamente sobre o que estes dizem, ponderando bem as suas respostas antes de falar. Isto irá não só torná-los mais recetivos aos seus comentários, como também fomentará o crescimento profissional dos seus colaboradores, pois sentir-se-ão capazes de enfrentar novos desafios no futuro, sem receio de se sentirem constrangidos ou confrontados.
Seja direto e honesto, mas não severo
Embora possa parecer mais fácil suavizar o golpe dando um feedback positivo para compensar o negativo, a longo prazo tal não é produtivo. Em vez disso, os seus colaboradores ficarão com uma falsa impressão do seu desempenho, levando a confusão e potencial destabilização quando os seus comentários positivos não se refletirem nas respetivas avaliações ou progressão na carreira. Para evitá-lo, dê um feedback objetivo, específico para determinados comportamentos ou marcos. Não faça afirmações esmagadoras ou juízos generalizados sobre a capacidade ou intenções de um colaborador, pois tal pode ser interpretado como um ataque pessoal.
Escolha o momento certo
Dê feedback negativo sem rodeios, no momento apropriado. Isto irá permitir que os seus colaboradores possam tomar medidas imediatas para ajustar a sua abordagem e evitar que surjam outras problemas. Além disso, esperar demasiado tempo pode diminuir o impacto dos seus comentários, uma vez que os seus colaboradores podem sentir-se injusta e inesperadamente emboscados e perderem o foco das tarefas em que estão atualmente a trabalhar.
Identificar soluções e definir objetivos realistas
Para assegurar que o seu feedback é construtivo e não apenas uma crítica, ajude o seu colaborador a identificar soluções para as questões levantadas e defina objetivos realistas e específicos para melhorar no futuro. Sublinhe a importância destas mudanças e o modo como irão contribuir para melhorar o seu desempenho profissional geral. Além disso, não se esqueça de fixar uma data para acompanhar os progressos. Isto não só ajudará a assegurar uma melhoria contínua no desempenho dos seus colaboradores, como também os fará sentir o seu empenho no desenvolvimento das suas carreiras.
Quer mais conselhos sobre como manter os seus colaboradores satisfeitos? Leia o nosso artigo sobre «Como ser um empregador de referência».
Ligações relacionadas:
Como ser um empregador de referência
Informações adicionais:
Encontrar conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 25 de novembro de 2022
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / EmpreendedorismoSugestões e Dicas
- Seções relacionadas
- Sugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles