
1. Utilize os pontos de exclamação cuidadosamente
Os pontos de exclamação são utilizados para mostrar sentimentos fortes em relação a algo, ou para assinalar urgência. Embora possam ser úteis para realçar mensagens positivas, muitas pessoas pontuam as mensagens de correio eletrónico com muitos pontos de exclamação para tentar parecer entusiasmadas e evitar parecer frias.
Infelizmente, tal pode ter o efeito oposto ao pretendido. Escrever com pontos de exclamação em excesso pode parecer infantil, pouco profissional ou (na pior das hipóteses) passivo-agressivo, especialmente quando se está a responder a um pedido ou feedback negativo. Por isso, elimine os pontos de exclamação e concentre-se em escrever as suas frases de forma amigável e profissional, em vez de tentar compensar através da pontuação.
2. Evite emojis e emoticons
Tal como os pontos de exclamação, os emojis são os próximos elementos que devem ser eliminados do seu vocabulário de correio eletrónico. Os emojis não são consistentes entre dispositivos, o que pode levar a falhas de comunicação ou a um tom não intencional. O dispositivo do destinatário pode apresentar um emoji de aspeto diferente daquele que selecionou e pode não sugerir o significado exato que pretendia transmitir. Assim, em vez disso, deve concentrar-se em tornar as suas frases claras e concisas.
3. Verifique os seus anexos
Se tiver escrito «segue em anexo» na sua mensagem de correio eletrónico, é recomendável que verifique se realmente anexou o documento. Felizmente, alguns dos principais serviços de correio eletrónico, como o Outlook e o Gmail, pedem-lhe que inclua um anexo se tentar enviar uma mensagem sem um. No entanto, não deixe que seja o computador a verificar. Garantir que o documento está anexado e em ordem vai ajudá-lo a manter um nível de profissionalismo elevado nas suas comunicações no trabalho.
4. Vista algo inteligente
Apesar de o trabalho ser híbrido ou a partir de casa, as videochamadas com colegas ou clientes devem ser profissionais. Tal não significa que tenha de usar um fato em casa, mas deve evitar usar t-shirts inapropriadas ou explícitas, por exemplo. No entanto, é provável que não precise de usar sapatos de cerimónia.
5. A qualidade do áudio é importante
Uma boa qualidade de áudio é fundamental para o profissionalismo nas videoconferências. Os colegas poderão tolerar uma má qualidade de vídeo, ou mesmo que o vídeo fique completamente desligado. No entanto, uma má qualidade de áudio é indesculpável, uma vez que o impedirá de participar eficazmente.
Assim sendo, é importante preparar-se. Trabalhe a partir de algum lugar com uma ligação à Internet estável nesse dia, ou utilize um telemóvel para fazer a chamada. Em alternativa, se trabalhar num ambiente ruidoso, solicite à sua entidade empregadora uns fones de ouvido para reduzir o feedback e o eco do microfone. Ter uma voz clara e audível é a melhor forma de mostrar o seu profissionalismo em qualquer reunião.
6. Desfoque o fundo
Muitas vezes, as pessoas fazem videochamadas em frente a uma estante de livros que causa distração, uma sala desarrumada ou um escritório movimentado. Pode mostrar facilmente uma aparência mais profissional se atender a videochamada com um fundo desfocado. Tal fará com que a chamada se centre em si e na sua mensagem, em vez de permitir que o interlocutor se interrogue sobre os livros que tem na sua estante ou sobre quem é que se está a mover atrás de si.
De um modo geral, cabe-lhe utilizar o seu poder discricionário. Muitas destas regras podem ser ligeiramente alteradas em função da pessoa com quem se está a falar. Embora seja melhor tentar sempre ser profissional, somos todos humanos, por isso não se preocupe se as coisas não correrem sempre como planeado!
Está interessado em mais dicas para o ajudar a ter êxito na sua carreira? Consulte o nosso artigo sobre as competências sociais que impulsionarão o seu desenvolvimento profissional.
Ligações relacionadas:
Estas competências sociais impulsionarão o seu desenvolvimento profissional
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 16 de agosto de 2023
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasJuventude
- Seções relacionadas
- Ajuda e ApoioSugestões e Dicas
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles