Ir para o conteúdo principal
EURES
Notícia2 de junho de 2022Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Como ser um empregador de referência

Criar uma cultura de trabalho positiva pode ajudá-lo a reter os trabalhadores existentes e a atrair novos trabalhadores. Se quiser destacar-se da concorrência enquanto empregador de referência, considere estas qualidades altamente procuradas.

How to be a great employer
How to be a great employer

Um processo de recrutamento harmonioso

As primeiras impressões são importantes. Lembre-se das suas próprias experiências em processos de recrutamento e do quão longos, confusos e por vezes angustiantes podem ser. Ajude a tornar esta experiência mais fácil para os candidatos, sendo transparente desde o início quanto às competências necessárias para o lugar e ao respetivo salário, mantendo-os sempre bem informados e fornecendo feedback pormenorizado (construtivo) a quem não conseguiu o lugar. Com a ajuda da tecnologia e da Internet, isto é mais fácil do que nunca.

Remuneração justa e benefícios adicionais

Ofereça salários que estejam, pelo menos, em consonância com as taxas de mercado e inclua um pacote abrangente de benefícios aos empregados que contemple seguro de saúde e férias remuneradas, se for caso disso. Isso permitirá não só proporcionar aos trabalhadores uma maior qualidade de vida, mas também ajudar a mostrar que respeita e aprecia o seu trabalho árduo.

Reconhecimento e recompensas

Informe regularmente os trabalhadores sobre o seu desempenho, incluindo as áreas em que demonstram melhores resultados e as que necessitam de melhorias. Sempre que um trabalhador revele um desempenho particularmente bom, mostre a sua satisfação e reconhecimento de uma forma orientada para os seus êxitos e aproveite para reforçar o comportamento positivo desejado. Inversamente, se houver problemas com o desempenho de um trabalhador, aborde-o de forma discreta e sensata e mostre-se recetivo para ouvir o seu ponto de vista.

Oportunidades regulares de progressão na carreira

Seja transparente quanto aos critérios que os trabalhadores devem cumprir para serem promovidos ou receberem um aumento salarial e proporcione oportunidades regulares de formação interna e externa que sejam relevantes para as suas aspirações de carreira. Tal permitir-lhes-á prosseguir ativamente o seu próprio desenvolvimento pessoal na empresa, em vez de procurarem oportunidades de crescimento na concorrência.

Atividades de espírito de equipa e jornadas fora dos locais habituais de trabalho divertidas

Organize atividades de espírito de equipa e jornadas fora dos locais habituais de trabalho, a fim de proporcionar aos trabalhadores a possibilidade de se divertirem, aliviarem o stress e estabelecerem relações entre si a um nível mais pessoal. Tal pode reforçar a familiaridade e ajudá-los a trabalhar em conjunto de forma mais eficaz, bem como incentivar a gerar ideias inovadoras.

Transparência sobre a situação da empresa

Promova a transparência entre a direção e os trabalhadores sobre a atual situação financeira da empresa e o seu impacto nos mesmos, se for o caso. Se os trabalhadores não tiverem razões para temer pelos seus postos de trabalho, poderão concentrar-se nas suas atividades laborais de forma mais eficaz.

Recetividade ao feedback

Incentive os trabalhadores a fazer sugestões, a propor novos produtos ou inovações nos serviços, a participar nos comités de trabalhadores (no planeamento de iniciativas e eventos de trabalho) e a contribuir para os processos que os afetam. Oiça, compreenda, respeite e valorize os seus pontos de vista, sem desdém. Isso ajudará a criar confiança e a gerar um sentimento de pertença, uma vez que o pessoal se sentirá capaz de realizar e contribuir para uma verdadeira mudança na empresa, sem receio de ser censurado.

Inclusividade (com uma abordagem de tolerância zero à intimidação)

Pondere formas de responder melhor às necessidades de uma mão de obra diversificada. Será que é possível instalar uma rampa no escritório para os trabalhadores com mobilidade reduzida ou oferecer apoio adicional a pessoas com problemas de saúde mental? A cultura da sua empresa atrai pessoas de diferentes confissões e existe um processo claro para denunciar maus-tratos ou intimidação? Ao mostrar-se sensível às diferentes necessidades de cada pessoa e ao dar-lhes voz para falar quando as coisas não estão bem, poderá ajudá-las a sentir-se seguras, bem-vindas e valorizadas.

Para mais informações sobre como criar uma cultura positiva no local de trabalho, consulte o nosso artigo sobre Como promover o bem-estar entre os trabalhadores depois da COVID-19.

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasTendências de recrutamento
Seções relacionadas
Sugestões e Dicas
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.