Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia6 de setembro de 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Hotel na Alemanha preenche vagas urgentes com a ajuda da rede EURES

No setor do turismo e hotelaria, é agora mais importante do que nunca encontrar trabalhadores no estrangeiro para preencher as vagas. Contudo, as pequenas e médias empresas nem sempre dispõem dos recursos ou redes necessários para lidar com as questões do recrutamento internacional.

Hotel in Germany fills urgent vacancies with the help of EURES
Romantik Berghotel Astenkrone

Felizmente, as empresas na Alemanha não têm razões para se sentirem desapoiadas na sua procura de profissionais qualificados a nível internacional. O Serviço de Recrutamento Internacional do serviço público de emprego alemão, Zentrale Auslands- und Fachvermittlung (ZAV), ajuda as empresas a identificar potenciais candidatos estrangeiros com as competências em falta no mercado alemão.

É também aqui que entra a EURES. Como membro da rede EURES, o ZAV pode utilizar as bases de dados da rede para apoiar os empregadores. Mais concretamente, pode tirar partido do apoio prestado pelo programa «O teu primeiro emprego EURES», que ajuda os jovens a encontrar ofertas de emprego ou formação no estrangeiro e oferece ajuda aos empregadores para encontrar as competências adequadas de que necessitam para as suas empresas.

Uma empresa que beneficiou do apoio do ZAV e da EURES é o hotel Romantikhotel Astenkrone na cidade de Winterberg, da Renânia do Norte-Vestefália, que no início deste ano acolheu dois novos funcionários provenientes do Sul da Europa para preencher vagas urgentes durante a época alta.

Jörg Templin, gestor do hotel Romantikhotel Astenkrone recorda: «Foi necessário encontrar em pouco tempo um empregado de mesa e um rececionista, depois de dois funcionários nos terem deixado sem aviso prévio antes do Natal, no início da época alta, com o hotel lotado. Foi então que decidimos entrar em contacto com a nossa agência local de emprego, que nos encaminhou para o ZAV, o qual nos apresentou vários candidatos internacionais.»

Templin optou por contratar Angelo Cinieri, da Itália, e Maria Consuelo Bravo, da Espanha, que desde o início do ano são o reforço da equipa de 42 trabalhadores do hotel. Em ambos os casos, decorreu um período de três semanas entre a apresentação das candidaturas através do ZAV e o seu primeiro dia de trabalho no hotel.

O ZAV encontrou o CV de Maria Consuelo Bravo na base de dados da rede EURES no final de 2017 e contactou-a. Maria Consuelo Bravo é professora de espanhol para estrangeiros, mas trabalhou mais de três anos como rececionista de um hotel em Barcelona e como «au pair» em Viena, o que faz com que o seu CV seja a escolha ideal para o hotel.

Por outro lado, Angelo Cinieri já era conhecido pelo ZAV, dado que o serviço já lhe tinha atribuído um estágio de verão numa geladaria na ilha de Wangerooge em 2017. Após este período, Cinieiri regressou à Itália e, ao tomar conhecimento de um evento de recrutamento do ZAV em colaboração com a EURES da Itália em Milão, voltou a entrar em contacto.

«Notámos uma melhoria considerável nos seus conhecimentos da língua alemã desde a última vez que falámos com o Angelo» recorda Stephanie Diegel, que trabalha como coordenadora e Conselheira EURES no ZAV em Dortmund. «Por esse motivo, não hesitámos em propô-lo como candidato a outros empregadores».

A integração de trabalhadores estrangeiros numa empresa requer um forte empenho por parte do empregador, e o hotel Romantikhotel Astenkrone é disso um excelente exemplo. Após a sua chegada, o hotel apoiou ativamente a adaptação dos novos funcionários, fornecendo ajuda e aconselhamento contínuo na procura de alojamento e nas formalidades administrativas.

Os candidatos também beneficiaram do apoio do programa «O teu primeiro emprego EURES» na ajuda para as despesas de viagem.

«Os funcionários nunca se devem sentir desapoiados», observa Templin. E acrescenta: «as empresas não devem ignorar a importância da integração social, uma vez que, sem formas de ocupar os seus tempos livres, os funcionários não ficarão muito tempo ».

«Para a maioria dos candidatos internacionais, viajar para a Alemanha representa um passo para o desconhecido», reconhece Thorsten Rolfsmeier, Diretor da Unidade de Negócio no ZAV. «Precisam de saber exatamente com o que podem contar e o tipo de ajuda que irão receber.»

Graças ao ZAV e à EURES, o hotel Romantikhotel Astenkrone conseguiu preencher as duas importantes vagas num período de emergência, ao mesmo tempo que Maria Consuelo Bravo e Angelo Cinieri tiveram a oportunidade de adquirir uma valiosa experiência de trabalho internacional. Entretanto, o apoio à integração proporcionado pelo hotel constitui um excelente exemplo a seguir por outros empregadores ao recrutarem pessoal estrangeiro.

O programa de mobilidade profissional «O teu primeiro emprego EURES» ajuda os jovens entre os 18 e os 35 anos a encontrar ofertas de emprego ou formação noutro Estado-Membro da UE, na Noruega ou Islândia, por exemplo através de um estágio inicial, estágio profissional ou curso de línguas. Para obter mais informações, visite: http://www.yourfirsteuresjob.eu/en/home.

 

Ligações úteis:

O teu primeiro emprego EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES.

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Pesquisa de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Notícias externas EURESHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.