O desemprego está a diminuir nos Países Baixos à medida que a economia recupera e, embora o número de empregos do setor público deva diminuir devido a cortes, o emprego no setor privado está a aumentar.
Apesar de existir pouca procura de trabalhadores pouco qualificados, a escassez de candidatos a empregos de qualificação média cria boas oportunidades para encontrar emprego em várias profissões técnicas. Estas funções incluem operadores de máquinas CNC, soldadores especializados e instaladores de tubagens industriais, embora sejam também procurados engenheiros projetistas, gestores de projetos com formação técnica e peritos de I&D.
Existe também uma necessidade crescente de pessoas que consigam combinar conhecimentos de TIC com a atividade propriamente dita, bem como de cargos específicos no âmbito da prestação de cuidados, peritos financeiros e professores de matemática, ciências e línguas, a todos os níveis do ensino secundário.
A criação de uma vasta rede profissional aumentará as suas possibilidades de encontrar emprego nos Países Baixos, uma vez que muitas vagas são preenchidas informalmente. O local de trabalho neerlandês depende cada vez mais do trabalho flexível, com uma em cada três pessoas a trabalhar como contratante, trabalhador sazonal, trabalhador independente, com contrato «zero horas» ou através de agências de emprego temporário.
UWV, o serviço público de emprego, é membro da rede EURES e fornece muita informação em inglês, alemão, francês, espanhol, búlgaro, polaco e romeno no seu sítio Web, werk.nl. Neste sítio poderá ficar a saber tudo o que precisa sobre autorizações de trabalho, candidaturas a emprego e outras formalidades relacionadas com a vida nos Países Baixos.
A EURES e o UWV publicam ofertas de emprego nos respetivos sítios Web, podendo os candidatos a emprego também publicar o seu CV aqui. Existem páginas Web de emprego por especialidade e geral listadas no sítio do UWV.
Nos Países Baixos, as candidaturas espontâneas a empresas são muito comuns. Caso encontre uma empresa onde gostaria de trabalhar, envie o seu CV e carta de motivação sem aguardar a publicação de uma vaga específica.
Embora o inglês seja amplamente falado, terá de ter alguns conhecimentos de neerlandês para aumentar as suas possibilidades de encontrar emprego. Os conselheiros EURES no UWV poderão ajudar a encontrar um local para estudar a língua.
Ligações úteis
Informações adicionais
Encontre um Conselheiro EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em Linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 27 de junho de 2019
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeNotícias/relatórios/estatísticasTendências de recrutamentoJuventude
- Seções relacionadas
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles