Serviços de saúde
Na Europa e em todo o mundo, os países dependeram muito do setor da saúde durante a pandemia, pelo que se espera que este venha a crescer nos próximos anos. Os serviços de saúde nunca terão falta de procura, mas a pandemia destacou a sua importância e alterou o panorama, criando margem para mais empregos e oportunidades.
Um novo olhar sobre os serviços de saúde após a pandemia originará investimentos tanto nas funções atuais como em novas funções, como sejam os médicos, os farmacêuticos, os especialistas em rastreio de infeções, os gestores hospitalares virtuais e os especialistas em impressão tridimensional. Com a criação de novas vacinas, instalações e sistemas automatizados, este setor precisará de pessoas com novas competências.
Ciência e inovação
A pandemia levantou muitas questões científicas a que o mundo tem tido dificuldade em responder, o que originou uma procura de cientistas e investigadores. A crise também fez com que se dedicasse mais atenção à ciência, ao ambiente e à inovação. Há cada vez mais pessoas em áreas como os progressos científicos, os impactos do trabalho à distância no ambiente e a criação de novas soluções.
Após a pandemia, serão necessárias profissões como cientistas biomédicos, biólogos, engenheiros químicos e analistas de dados para responder a estas questões e contribuir para a criação de ideias inovadoras e soluções no futuro.
Tecnologias da informação
A introdução da realidade virtual e da inteligência artificial no nosso quotidiano foi acelerada pela pandemia. À medida que as reuniões, as salas de aula e a indústria do entretenimento se deslocam para as plataformas em linha, a procura de tecnologia e de quem a saiba utilizar é elevada e não se espera que isto venha a mudar no futuro. Muitos eventos decorreram em linha durante a pandemia porque não havia mais nenhuma opção, mas verificou-se que este formato não só funciona como é mais eficiente em termos de custos e de tempo.
As tecnologias da informação deverão continuar a desenvolver-se a um ritmo elevado e exigirão todo um conjunto de novos especialistas. Desde criadores de software e programadores a técnicos de segurança de TI e consultores de tecnologia, trata-se de um setor ainda jovem e com espaço para crescer.
Comunicação digital
Prevê-se que o setor da comunicação cresça e se adapte à medida que são criados cada vez mais instrumentos digitais. A pandemia acelerou a utilização de muitos destes instrumentos, o que criou uma lacuna de competências para a sua operação e utilização. A COVID-19 também aumentou drasticamente o número de trabalhadores à distância, tornando fundamental a comunicação digital.
Os consultores de comunicações, os organizadores de eventos em linha, os gestores de redes sociais e os gestores multimédia são categorias profissionais que deverão ter uma elevada procura no contexto pós- COVID-19.
A pandemia de COVID-19 foi inesperada e obrigou o mercado de trabalho a transformar-se e a adaptar-se à nova situação. Acelerou a digitalização e o trabalho à distância, destacando a necessidade de desenvolver e investir nos serviços de saúde, na ciência e na inovação, bem como nas tecnologias da informação e na comunicação digital.
Para mais informações sobre procura de emprego após a pandemia, consulte as nossas Sugestões para manter a relevância no mercado de trabalho após a pandemia
Ligações úteis:
Sugestões para manter a relevância no mercado de trabalho após a pandemia
Informações adicionais:
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de Eventos EURES
Próximos Eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 19 de fevereiro de 2021
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeNotícias/relatórios/estatísticas
- Setor
- Administrative and support service activitiesArts, entertainment and recreationEducationHuman health and social work activitiesInformation and communicationOther service activitiesProfessional, scientific and technical activities