Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia12 de junho de 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Tudo sobre o Fundo Social Europeu (FSE)

No período 2007-2014, quase 10 milhões de europeus conseguiram emprego graças ao apoio do Fundo Social Europeu (FSE). O Fundo celebra este ano o seu 60.º aniversário, o que constitui uma boa ocasião para analisar de forma mais aprofundada o modo como o FSE funciona, os tipos de apoio disponíveis e de que maneira pode participar...

All about the European Social Fund (ESF)

O que é o FSE?

O FSE é um dos principais instrumentos de financiamento da UE relacionados com o emprego. Instituído em 1957 com o Tratado de Roma, o Fundo Social Europeu tem procurado melhorar as oportunidades de trabalho na UE, promovendo o emprego e impulsionando a mobilidade ao longo de seis décadas.

Quais são as principais prioridades do FSE?

A prioridade essencial do FSE é financiar projetos que ajudem a dar resposta a quatro grandes desafios: emprego, inclusão social, educação e serviços públicos.

As prioridades específicas incluem:

  • proporcionar uma melhor educação aos jovens;
  • fazer a ponte entre escola e trabalho;
  • aumentar a adaptabilidade dos trabalhadores;
  • melhorar o acesso ao emprego;
  • ajudar os jovens a desenvolver as qualificações de que o mercado de trabalho precisa;
  • promover a inclusão social para grupos marginalizados;
  • ajudar pessoas desfavorecidas a escaparem à pobreza através do trabalho;
  • melhorar os serviços públicos.

Como funciona o FSE?

O FSE funciona em parceria com as autoridades nacionais e regionais nos Estados-Membros da UE, facultando-lhes ajudas financeiras para os seus programas do FSE (oficialmente conhecidos como Programas Operacionais). Este financiamento é seguidamente distribuído, através dos programas, pelos projetos no seu país ou região. O nível de financiamento prestado pelo FSE tem como base a riqueza relativa do Estado-Membro.

Que tipo de apoios dá o FSE?

O FSE financia milhares de projetos em toda a Europa, desde iniciativas de pequena dimensão que apoiam pessoas a nível local, até programas nacionais orientados para um vasto leque da população do país. Embora os projetos possam variar na sua dimensão, tema e objetivos, as pessoas permanecem no centro de cada um deles.

O Fundo presta igualmente apoio financeiro a programas da Comissão Europeia, tais como a Iniciativa para o Emprego Jovem e a Garantia para a Juventude, ambos a ajudar os jovens a desenvolver as suas competências, a ganhar experiência e a dar os primeiros passos no mercado de trabalho.

Como participar?

Se é uma organização em busca de financiamento para lançar um projeto na área do emprego, basta contactar a autoridade de gestão do FSE no seu país ou região para obter mais informações.

Os jovens interessados em participar num projeto financiado pelo FSE podem igualmente obter mais informações contactando a respetiva autoridade de gestão do FSE ou visitando os sítios Web nacionais e regionais dedicados ao FSE. O seu serviço público de emprego pode também ser uma excelente fonte de informação.

Analisámos recentemente o programa Garantia para a Juventude e o que este pode oferecer aos jovens, às empresas e às organizações; que tal procurar saber mais a este respeito? De igual modo, o nosso artigo sobre o Erasmus+ debruça-se sobre um dos principais programas da Comissão Europeia na área da educação, cultura, juventude e desporto.

 

Ligações úteis:

Tratado de Roma

Iniciativa para o Emprego Jovem

Garantia para a Juventude

Contactar a autoridade de gestão do FSE no seu país ou região

Serviço público de emprego

Artigo sobre o Erasmus+

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Bases de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos da EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.